Empresas e universidades exigem comprovação de fluência em outro idioma

cultura 4 de maio de 2015 0
Empresas e universidades exigem comprovação de fluência em outro idioma

Com a grande concorrência no mercado globalizado, a internacionalização das empresas e as inúmeras oportunidades de estudos no exterior, a comunicação de qualidade em inglês é essencial. O conhecimento do segundo idioma passou de diferencial para um requisito básico na conquista de determinadas vagas de emprego, bolsas de estudo no exterior e vistos de trabalho e imigração. Muitas empresas já adotam certificações internacionais de proficiência como um dos critérios para a seleção de funcionários. Universidades do exterior também demandam que os candidatos às vagas de intercâmbio comprovem a fluência no idioma. Agencias governamentais, como a UKBA (United Kingdom Boarding Agency – Agência de Fronteiras do Reino Unido), exigem certificação internacional para emissão de vistos. Segundo a Cultura Inglesa, um dos centros autorizados para a realização de diversos exames internacionais, a procura de estudantes e profissionais por esses certificados dobrou nos últimos três anos.

Os exames de proficiência se popularizaram devido a uma necessidade de avaliar o nível de conhecimento do idioma de forma padronizada. As provas oferecidas por Cambridge English Language Assessment, um departamento da Universidade de Cambridge, na Cultura Inglesa, avaliam as quatro habilidades linguísticas essenciais: fala, escrita, leitura e audição. Além de facilitar o acesso à educação internacional, a certificação é um diferencial no mercado de trabalho, já que mais de 15 mil instituições em 130 países exigem a comprovação do domínio da língua inglesa.

“Para os candidatos, é necessário saber o objetivo da realização da prova. O Toefl e o Ielts, por exemplo, são indicados para quem tem pressa em receber o resultado e para quem visa programas de graduação, pós-graduação, vistos de estudante e trabalho no exterior. Já para quem não está participando de nenhum edital e deseja apenas colocar o certificado no currículo, há outras opções disponíveis, como o Bulats, o FCE e o CAE. Cada prova possui uma metodologia para avaliar o desempenho dos candidatos e, em geral, elas são aplicadas várias vezes ao ano”, conta o gerente de exames internacionais da Cultura Inglesa.

Os Exames da Universidade de Cambridge estão com inscrições abertas. As provas acontecem de 02 de junho a 11 de julho. Mais informações no site  em qualquer uma das 13 unidades da Cultura Inglesa em Manaus.

Os exames mais conhecidos da Cambridge English são aqueles voltados para o inglês geral: KET, PET, FCE, CAE e CPE – testes do nível mais básico até o mais avançado. Mesmo com um bom domínio do idioma, o ideal é que o candidato, antes de fazer a prova, faça preparação específica.

Na Cultura Inglesa, existem cursos de acordo com cada necessidade de certificação.

Comments are closed.